Alumni Board

Alumni Board do Clube ISCTE

Publicado por
Portal Alumni

O Alumni Clube ISCTE é uma associação privada de antigos alunos do ISCTE-IUL independente do ISCTE-IUL com os órgãos diretivos abaixo indicados.

Alumni Board

Os órgãos que constituem o Alumni Board são os seguintes:

Direção

Os membros da Direção são os seguintes:

Joaquim Manuel Vicente Rodrigues

Presidente da Direção do Alumni Clube ISCTE
Licenciado em Gestão de Empresas (curso de 1972/77), docente de Marketing no ISCTE desde 1978. Exerceu cargos de gestão nos CTT, Fábrica Escola Irmaos Stephens, Grupo Nabeiro e Infortec/Tack International. Co-autor de Mercator, Publicitor,Humanator, b-Mercator e Marketing Trends. Conselho Científico do Marketing Futurecast Lab e Ex-Presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing.

Maria Luisa Menezes Braula Reis

Vice-Presidente da Direção do Alumni Clube ISCTE
Licenciada em Sociologia em 1980 e Mestre em Gestão de Recursos Humanos em 1990, pelo ISCTE. 
Iniciou a sua carreira em 1984 como investigadora, tendo publicado vários livros na área da Sociologia da Juventude e da Sociologia da Família.
Nos anos 90 assumiu cargos de Direção em diferentes empresas do Grupo Portugal Telecom e em Áreas diversas da GRH.
É consultora associada na MY CHANGE e é responsável pelo acompanhamento de Clientes e projetos, nas áreas de Comunicação, Gestão de Competências, Sistemas de Gestão de Desempenho, Politicas Retributivas e Coaching de Executivos. 
Certificada em Coaching pela ICF.  
Certificada em Change Management pela LaMarsh Internacional. 

José Manuel Pinhão Rodrigues

Secretário Geral / Tesoureiro

José Manuel Pinhão Rodrigues 

Secretário Geral / Tesoureiro da Direção do Alumni Clube ISCTE

Natural de Lisboa (1948), casado, dois filhos, apesar de ter iniciado a sua atividade profissional muito cedo (mar62), apenas teve uma atividade profissional mais relevante a partir de jan84. Foi diretor financeiro (jan84-ago2006) e assessor da administração (set2006-dez2007) do grupo Groupama Seguros (hoje UNA Seguros) e administrador executivo (CEO) da SGF-Sociedade Gestora de Fundos de Pensões (jan2008-ago2016), entidade da qual tinha sido presidente do Comité de Investimentos e presidente do Conselho Fiscal entre fev88 e dez2007. Atualmente é presidente do Conselho Fiscal da IM Gestão de Ativos (grupo CIMD) e vogal do Conselho Fiscal do grupo segurador UNA Seguros e da holding do grupo.

Licenciado em Gestão pelo ISCTE/IUL (79/84), no qual foi professor universitário convidado (dez1990-jul2012) em diversas disciplinas da área da contabilidade em licenciaturas e mestrados. Durante esse período também assegurou no INDEG/ISCTE, diversas disciplinas em mestrados, pós-graduações e cursos de especialização.

Coautor de dois livros na área da contabilidade, foi formador da Associação Portuguesa de Seguradores e da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.



Daniel Taboada  Nogueira

Vogal da Direção do Alumni Clube ISCTE
Concluiu, no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, em 2014, a Licenciatura em Engenharia Informática, e em 2018 a Pós-Graduação em Informática e Gestão. 
Durante a sua licenciatura desempenhou vários cargos no ISCTE-IUL, onde foi Presidente da Associação de Estudantes no mandato 2013-2014 e representante dos estudantes no Conselho de Gestão, entre outros cargos. 
Em 2017 começou a trabalhar na BI4ALL onde é consultor de business intelligence, depois de ter trabalhado 3 anos no ISCTE-IUL no Gabinete de Career Services e Alumni. 

Fábio Mousinho Pinto

Vogal da Direção do Alumni Clube ISCTE
Licenciado em Psicologia pelo ISCTE (2010) e Mestre em Psicologia Social e das Organizações pela mesma Instituição (2012). É Pós-Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Lisboa (2013) e detentor de uma Pós-Graduação sobre Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2018). Durante o seu percurso académico fez parte da Associação de Estudantes do ISCTE (AEISCTE), ISCTE Junior Consulting e colaborou com a AIESEC. Profissionalmente, trabalha na Santa Casa Misericórdia de Lisboa desde 2012, onde foi Gestor de Recursos Humanos e atualmente exerce funções de Assessoria na Direção de Infância, Juventude e Família.

Tânia Dimas

Vogal da Direção do Alumni Clube ISCTE
Licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE (1990/1995).
Iniciou carreira profissional no lançamento da TV Cabo em Portugal em 1995. Durante 6 meses foi consultora na Infortec para projetos de telecomunicações. Em 1998 entrou para a OniTelecom para a criação do primeiro operador de telecomunicações liberalizado em Portugal. A paixão por sistemas de informação possibilitou a carreira em BPM para optimização e automatização de processos internos. Em 2010 sai das Telecomunicações para ver outros mundos e cria a Time4Thinking onde durante 7 anos passou por cerca de 50 empresas como consultora e formadora em produtividade.
Desde 2017 que é responsável por Processos e Automatização na OutSystems.
Tem 3 eBooks de produtividade publicados na Amazon e Google.

Isabel Rita Soromenho Sequeira

Vogal da Direção do Alumni Clube ISCTE

Licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas (1988-93) e é Mestre em Marketing (2011) pelo ISCTE-IUL.
D
esde o início do seu percurso profissional que desempenha funções de consultoria e formação nas áreas de Gestão Comercial e de Marketing em várias organizações: 
InfortecTack Training International, 4Gpeople, Time4Thinking. Entre 2000 e 2008 foi partner da agência de comunicação Princípio Activo. 
Desde 2009 é docente do ISCTE-IUL (DMOGG) e INDEG. 
Dado o seu interesse pela Pedagogia, tem desenvolvido projetos no âmbito da gamificationstorytelling, visual thinking, design thinking e outras áreas do Human Centered Design approach.  

Conselho Fiscal

Os membros do Conselho Fiscal são os seguintes:

Executive MBA do ISCTE (2014/2016) 

Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE (1986/1991) 
Pós-Graduação em Fiscalidade pelo Instituto Superior de Gestão (1997/1998) 
Programa Avançado em Gestão para Executivos pela Universidade Católica Portuguesa (2006/2007) Docente Convidado do Mestrado de Economia da Empresa e da Concorrência no ISCTE Business School desde 2016. Desde 2014, é Administrador do Banco de Portugal, responsável pelas áreas dos Mercados e Gestão de Reservas, Emissão Monetária; Sistemas de Pagamentos, Recursos Humanos, Sistemas e Tecnologias de Informação, Planeamento e Organização, Comunicação, Compliance e Serviços Gerais. 
Exerceu funções de Secretário de Estado da Administração Pública do XIX Governo Constitucional (junho de 2011 a dezembro de 2013). Nesse período, integrou, em representação do Ministério das Finanças, a Comissão Permanente de Concertação Social. É quadro do Banco de Portugal desde 1994. Foi diretor do Departamento de Emissão e Tesouraria entre 2003 e 2009 e em 2014, assumindo em simultâneo a gestão da Filial do Banco de Portugal (Porto) e da Rede Regional. Foi diretor do Departamento de Gestão de Recursos Humanos do Banco de Portugal entre 2010 e 2011. Presidiu à Comissão de Acompanhamento dos Planos de Pensões e à Comissão de Gestão do Fundo Social dos Empregados do Banco de Portugal. Representou o Banco de Portugal em vários comités e grupos de trabalho no âmbito do Banco Central Europeu e da Comissão Europeia, nas áreas da emissão monetária, do planeamento e organização e da gestão de recursos humanos. 
Foi auditor financeiro na BDO Portugal (1991-1992) e controller financeiro na Marconi (1992-1994). 
Orador em várias conferências e seminários, é autor de diversos artigos técnicos e científicos sobre reforma do Estado, administração pública, sistemas de proteção social, emissão monetária, planeamento estratégico e gestão de recursos humanos. 
É co-autor, entre outros, do Livro:Governar com a Troika - Políticas Públicas em Tempo de Austeridade.” 

Formado em Gestão pelo ISCTE, 67 anos; com uma carreira profissional iniciada no ex-Grupo CUF, ingressou no Grupo Teixeira Duarte em 1978, onde foi corresponsável pelo desenvolvimento da empresa nos mercados externos. 
Em 1988 ingressou no Grupo Amorim, onde fundou e Presidiu durante 12 anos à INOGI, braço imobiliário do Grupo; desse período ressaltam obras como Nova Campolide, Torres de Lisboa, Entrecampos 28, e Eden.
Em janeiro de 2000 funda a ROCKBUILDING de que é Presidente e accionista maioritário. 
Em setembro de 2011 deu início à implantação da ROCKBUILDING no Brasil, tendo estabelecido uma Joint Venture com a sua congénere de S. Paulo - RESOLUTIONS, a fim de exercer as actividades de Project Management Imobiliário. 
É especializado em Project Management (Gestão Integrada de Projectos), tendo nestes últimos anos de actividade gerido importantes projectos: Loures Business Park, Central Office, RockOneArt’s – Business & Hotel Centre, VerdeLago, Meia Praia Bay Resort, Palácio Estoril Residences, Liberdade Street Fashion, FPM41, outros relevantes projetos na cidade de Lisboa, etc. 
Atualmente desempenha também o cargo de Vice-Presidente da Associação de Promotores e Investidores Imobiliários e Professor convidado do ISEG.  

Miguel Mª Santos Mendonça Bello

Vogal do Conselho Fiscal do Alumni Clube ISCTE

Efetuou o seu percurso académico no ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa, tendo concluído a Licenciatura em Gestão, em 2011, e o Mestrado em Business Administration, em 2013. 
Enquanto aluno desempenhou vários cargos no ISCTE-IUL, onde foi Presidente e Vice-Presidente da Associação de Estudantes nos mandatos 2011-2012 e 2012-2013, representante dos estudantes no Conselho de Gestão, fundador da ISCTE Junior Consulting, Presidente do Núcleo de Estudantes de Gestão  e HostOrganiser and Licensee do TEDxISCTE – o primeiro TEDx universitário em Portugal. 
Teve a sua primeira experiência profissional em 2010 na Reckitt Benckiser como estagiário de Marketing a que se seguiu em 2011 uma passagem pela Espírito Santo Viagens como controller de gestão. 
Iniciou o seu percurso profissional em 2012 na Portugal Telecom onde esteve integrado na Direção de Inovação e na Direção de Qualidade tendo atuado como consultor e gestor de projetos de inovação. Em 2015 ingressou na linha de serviço de consultoria da PwC Portugal como Senior Consultant onde desempenhou funções em projetos em Portugal e África nos domínios da Estratégia, GovernanceRisk & Compliance e Controlo Interno com especial ênfase na indústria das Telecomunicações. 
É desde 2016 Manager na PwC Portugal responsável pelos projetos na indústria do Turismo tendo estado envolvido em desafios relacionados com o Turismo de Portugal e a Confederação do Turismo Português. Assume ainda o papel de gestor de projetos em assignments relacionados com GovernanceRisk & Compliance junto das maiores empresas nacionais. 

 

Mesa da Assembleia

Os membros da Mesa da Assembleia são os seguintes:

Jorge Humberto Correia Tomé

Presidente da Mesa da Assembleia do Alumni Club ISCTE

Concluiu a Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE em 1979, o Mestrado em Economia Aplicada na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa em 1992, e o Advanced Management Course na Chicago Business School - Campus de Londres em 2011.

Os dados mais relevantes da sua experiência profissional são
Auditor (1979-1983) e Partner da ex-Firma Internacional de Auditoria Coopers&Lybrand (1995-1996), actualmente Price WaterHouse Coopers;
Director do Banco Pinto & Sotto Mayor (1983-1993);
Administrador Executivo do Banco Pinto & Sotto Mayor (1994 e 1995);
Administrador Executivo da Companhia de Seguros Açoreana (1996-2001);
Presidente Executivo da Caixa BI, Banco de Investimentos do Grupo Caixa Geral de Depósitos (2001-2007);
Administrador Executivo da Caixa Geral de Depósitos (2008-2012);
Presidente Executivo do Banif - Banco Internacional do Funchal (2012-2015);
Managing Partner da Optimal Investments - Boutique Financeira na Área da Banca de Investimento (2016 até ao presente momento);

Outros dados profissionais e académicos:
Assistente Convidado e Prof. Auxiliar Convidado no ISCTE, no periodo de 1983 a 1997
Co-Autor de dois livros sobre o Mercado de Capitais: O Mercado de Títulos (1987) e o Mercado de Títulos - Uma Abordagem Integrada (1989)

Mário Teodoro Amores de Sousa
Vice-Presidente da Mesa da Assembleia do Alumni Clube ISCTE
Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE1983
Pós-Graduação em Economia e Gestão Empresarial ISCTE-CIDEC1992.
Desenvolveu a atividade nas Empresas Industriais: Construções Metalomecânicas MAGUE, SA e INDEP-IndustriasNacionais de Defesa, SA, nas áreas dos Estudos de Organização Administrativa e Industrial, e Coordenação de Estudos Económico-Financeiros, Planeamento e Controle de Gestão.
Foi consultor do CIDEC - Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos, na implementação de projetos e apoio ao desenvolvimento dasPMEs
Foi Deputado Municipal da Camara Municipal de Odivelas no período 2005-2009.
Atualmente Formador e Consultor de Empresas.
André Gonçalo Oliveira Santos Pereira
Secretário da Mesa da Assembleia do Alumni Clube ISCTE
Vera Sofia Goncalves Silva
Secretária da Mesa da Assembleia do Alumni Clube ISCTE

Conselho Superior

O Conselho Superior do Alumni Clube ISCTE é constituído por cerca de 30 personalidades formadas no ISCTE-IUL com carreiras profissionais de relevo com o desejo de contribuir para o desenvolvimento da Instituição e do seu grupo de Alumni.

Pertencem ao Conselho Superior os seguintes membros:

Nuno Amado

Presidente

Nuno Amado

Presidente do Conselho Superior do Alumni Clube ISCTE

Nuno Amado licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), em 1980.

Iniciou a sua carreira profissional no quadro da KPMG Peat Marwick, no Departamento de Auditoria e de Consultoria, seguindo, posteriormente, uma carreira como banqueiro. Neste sentido, passou por bancos de referência nacional, tais como o Banco Santander de Negócios Portugal, o Banco Totta & Açores, liderando, desde 2005, o Banco Santander Totta. Foi, ainda, Vice-Presidente do Conselho de Administração do Portal Universia Portugal.

Atualmente é o Vice-presidente do Conselho de Administração e o Presidente da Comissão Executiva do Banco Millennium BCP.

José Pena do Amaral

Vice-Presidente

José Pena do Amaral

Iniciou a sua carreira como jornalista, desempenhando funções no Diário de Notícias, como editor do suplemento de Economia e como correspondente do Expresso, da RTP e da Deutsche Welle. Entre 1986 e 1996, foi consultor para os Assuntos Europeus da Casa Civil do Presidente da República e, na década de 1980, desempenhou funções de chefe do gabinete do Ministro das Finanças e do Plano, Hernâni Lopes, e integrou a delegação portuguesa que negociou a adesão à Comunidade Europeia.

Posteriormente, foi consultor para os assuntos económicos dos Presidentes Mário Soares e Jorge Sampaio e tornou-se administrador do BPI. Atualmente, é Vogal da Comissão Executiva do Conselho de Administração do Banco BPI e Presidente da Casa da Música, no Porto.

José Serrano Gordo

Vice-Presidente

José Serrano Gordo

Vice-Presidente do Conselho Superior do Alumni Clube ISCTE

José Serrano Gordo graduou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), em 1978.

Os primórdios do seu percurso profissional remontam à Vista Alegre, onde desempenhou funções nas áreas de Finance & Treasury. Integrou, posteriormente, na BP Portugal na qual desenvolveu um percurso profissional notável, desde 1985, em diferentes Unidades de Negócio da organização.

Em 2012 desempenhou funções como Vice-Presidente do Conselho de Administração da EP - Estradas de Portugal, S.A., sendo que aquando do processo de fusão entre a Refer (Rede Ferroviária Nacional) e a EP (Estradas de Portugal), em 2015, foi nomeado para o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração Executivo da Infraestruturas de Portugal, S.A..

Ana Maria Alves

Ana Maria Alves concluiu, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), em 2005, o Mestrado em Gestão de Empresas.

Iniciou o seu percurso profissional como contabilista, integrando, em 1995, os serviços da Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD). Nesta organização, desempenhou diversas funções em diferentes departamentos, acompanhando o crescimento e expansão da mesma.

Integra, desde 2006, o Gabinete de Suporte à Função Compliance da CGD, no qual exerce, atualmente, funções de Direção.

Em paralelo, e numa vertente educacional, é Coordenadora Científica Adjunta da Pós-Graduação “Compliance” ministrada pelo Instituto Superior de Gestão Bancária.

António Barreira

António Barreira concluiu no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), em 1981, a licenciatura em Organização e Gestão de Empresas.

Desenvolveu um percurso profissional bastante relevante enquanto Sócio - Administrador na Mazars Portugal, durante 12 anos.

Desde 2008 desenvolve a sua atividade profissional enquanto Administrador na West Global SGPS.

António Morgado

António dos Santos Morgado licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), em 1984.

Tem desenvolvido o seu percurso profissional na ANA - Aeroportos de Portugal, SA, nomeadamente desde 2004, não só enquanto Director de Planeamento e Controlo de Gestão mas também enquanto Administrador.

António Quitério Paulo

António Quitério Paulo concluiu no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), em 1984, a licenciatura em Organização e Gestão de Empresas.

O seu percurso profissional consolidou-se em torno de Projetos de Change Management, Programas Integrados de Liderança e TeamBuilding para diversas empresas em Portugal (multinacionais e nacionais) combinadas com realização de alguns projetos fora de Portugal.

Actualmente, é Partner da TTI Success Insights. Paralelamente, é docente do Mestrado em Ciências de Gestão ministrado pelo INDEG-ISCTE.

Aurora Baptista

Aurora Baptista graduou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), em 1983.

Do seu percurso profissional podemos destacar organizações como a McKinsey, a Arthur Anderson, a SGG e a Deloitte Touche.

Atualmente é administradora da Cumprir Metas – Gestão Unipessoal, Lda. Aurora Baptista é também uma empreendedora com envolvimento em vários projetos de que se destaca a Herdade da Cortesia em Avis – um hotel com características ambientais e paisagísticas inovadoras que recebe anualmente várias equipas e seleções de remo.

Carlos Fontão de Carvalho

Carlos Fontão de Carvalho licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), em 1983.

Foi vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Atualmente, é responsável pelo escritório de Luanda, Advisory Services Coordinator, na BDO. Paralelamente, é Professor Auxiliar Convidado no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Departamento de Finanças de Contabilidade).

Carlos Torcato

Carlos Torcato licenciou-se em Economia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), em 1978.

Desenvolveu um percurso profissional distinto na SCCB-Heineken. Nesta organização desempenhou diversas funções, não só em Portugal, mas também nos Estados Unidos da América.

Atualmente, é consultor independente na área de gestão.

Dulce Cardoso Mota

Dulce Cardoso Mota graduou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), em 1980.

Iniciou o seu percurso profissional como docente na Universidade onde se licenciou. No entanto, do seu notável percurso profissional podemos destacar organizações, tais como a Renault Portuguesa e os CTT - Correios de Portugal, S.A.

Em 1996, ingressou no setor bancário, sendo, atualmente membro do Conselho de Administração da Fundação Millennium BCP.

Fernando Fantasia

Fernando Fantasia graduou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), em 1975.

Fernando Teles

Fernando Teles licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), em 1975.

Fernando Teles tem desenvolvido um percurso ilustre no setor bancário. Neste sentido, desempenhou funções no antigo Banco de Crédito Comercial e Industrial (Angola), ingressou nos quadros do antigo Banco de Fomento Exterior (Angola) e, ainda, foi presidente do Conselho de Administração do banco BIC em Angola.

Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração e Presidente do Conselho Executivo do Conselho de Administração do Banco BIC, SA.

Gonçalo Salazar Leite

Gonçalo Salazar Leite licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), em 1990.

Desenvolveu a sua carreira profissional na UNILEVER, na McKINSEY & Co e na SEMAPA. Desde 2012, é o Presidente da Comissão Executiva do Grupo SECIL.

Guilherme Collares Pereira

Guilherme Collares Pereira graduou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), em 1977.

Acumula quase 3 décadas de responsabilidades ao nível da gestão e do marketing em sectores competitivos e dinâmicos, estando presente na direção de várias associações empresariais, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Atualmente, para além de Diretor de Responsabilidade Social da Fundação EDP, é Vice-Presidente da Direção da SUN AID – Associação para o Desenvolvimento pela Energia Solar.

Hélder Braz

Hélder Braz licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), em 1982.

Atualmente é o Presidente do Conselho de Administração do Grupo RHmais - Organização e Gestão de Recursos Humanos SA.

Ivo Pinho

Licenciou-se em Finanças, em 1972, no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras. Posteriormente, obteve duas pós graduações em Transferências de Tecnologia (Universidade Getúlio Vargas) e Planeamento Industrial (Universidade Bruno Leuschner).

Foi Ajunto de Gabinete do Ministro do Planeamento do IV Governo Provisório e Secretário do Conselho Económico, Subdiretor Geral do Gabinete de Planeamento do Ministério da Indústria e Energia, Membro da Comissão Instaladora do Instituto Damião de Góis (órgão de assessoria do Presidente da República), Deputado da Assembleia da República e Vice Presidente da Comissão de Economia, Finanças e Plano, Presidente do IFADAP, Diretor Coordenador da GDP (Gás de Portugal), Administrador da GDP-Serviços Partilhados e de mais três empresas do Grupo e Diretor Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo.

Foi Governador de Portugal no FIDA e, enquanto Administrador da CESO CI Consultores Internacionais, executou e coordenou projetos financiados por várias organizações internacionais (nomeadamente, Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento e CNUCED) em todos os PALOP.

Foi assistente convidado do ISEG e do ISCTE, tendo lecionado, neste último, durante onze anos a disciplina de "Economia Pública e Gestão de Empresas do Setor Público".

Joaquim Vicente Rodrigues

Presidente da Direção do Alumni Clube ISCTE

Joaquim Rodrigues concluiu no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), em 1977, a licenciatura em Organização e Gestão de Empresas.

Do seu percurso profissional podemos destacar organizações como a Infortec, Lisboa Clube Ginásio e Grupo Nabeiro nas quais assumiu elevadas responsabilidade.

É, ainda, docente no ISCTE-IUL no Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral.

José Alves da Silva

José Alves da Silva graduou-se, em 1975, em Organização e Gestão de Empresas no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa).

José Vaz Pinto

José Vaz Pinto completou a Licenciatura em Economia, em 1978, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa).

A sua experiência profissional foi desenvolvida em grandes organizações nacionais e multinacionais. Neste sentido, colaborou sucessivamente com a Xerox, Unisys, Finos Ibérica, Iberdone, Vista Alegre e Dyrup, onde foi Diretor Geral.

Desde Maio de 2009, é Fundador e Managing Director da Singular International.

Jorge Santos

Jorge Santos concluiu, em 1982, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), a licenciatura em Organização e Gestão de Empresas.

Do seu percurso profissional é possível destacar organizações como a Vidroplás – Indústria de Plásticos, SA e a Plásticos Injeção Molding, Lda.

Em 1993, ingressou na Vipex - Comércio e Indústria de Plásticos, SA, na qual, atualmente, é o Director Geral. Paralelamente, é o Presidente da Direção da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria.

Licínio Pina

É licenciado em Engenharia Florestal pela Escola Superior Agrária de Coimbra, concluiu em 2008 o curso de especialização em Economia no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e em 2012 o mestrado em Economia Portuguesa e Integração Internacional na ISCTE Business School.

É quadro do Crédito Agrícola desde 1985 tendo desempenhado vários cargos de chefia entre os quais o de vogal da Comissão Directiva do Fundo de Garantia, vogal do Conselho de Administração da Caixa Central desde 2003 a 2012 e desde Janeiro de 2013 é Presidente do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central e da Crédito Agrícola SGPS. É ainda actualmente membro da Direcção da Associação Portuguesa de Bancos e presidente do Conselho Fiscal da União das Misericórdias Portuguesas.

Foi co-autor com professors do ISCTE, de publicações: Cooperative Financial Institutions and Regional And Rural Development. Portuguese Case. E, ainda Territory and Solidarity: The European Union Territorial on Policy and the Role of Local Institutions. Publicadas na revista Economia Solidaria e o desenvolvimento territorial, e do Working Paper, Size and Profitability in Cooperative Banking, publicada na revista Dinâmica.

Luís Gaspar

Luís Gaspar licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), em 1991.

Desde 1993 que se encontra a desempenhar funções na Mazars Portugal, assumindo posições de relevo na área da auditoria. Atualmente, lidera esta organização como managing partner.

Manuel Lopes da Costa

Manuel Lopes da Costa é doutorando do DBA no INDEG-ISCTE.

Com um percurso profissional bastante aliciante, Manuel Lopes da Costa foi presidente da HP Portugal, Managing Partner da Accenture para a área de serviços financeiros para África e membro do conselho consultivo de várias instituições nacionais.

Atualmente, é senior partner, responsável pela área de Advisory da PriceWaterhouseCoopers. Paralelamente, é docente no ISCTE-IUL.

Mário Arruda

Mário Arruda terminou a Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas, em 1989, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa).

Desde 2002, é Diretor Financeiro do Grupo Barraqueiro.

Miguel Maya

Miguel Maya graduou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), em 1990.

Iniciou o seu percurso profissional na área da banca. Neste sentido, exerceu cargos de chefia em bancos de referência nacional.

Atualmente, é Vogal do Conselho de Administração e Vice-Presidente da Comissão Executiva no Banco Comercial Português, S.A.. No Grupo BCP, é Presidente do Conselho de Administração da Interfundos – Gestão de Fundos de Investimento Imobiliário, S.A., Gerente no BCP África, SGPS, Lda. e Presidente do Conselho de Administração da BCP Capital – Sociedade de Capital de Risco, S.A.

Paulo Sousa Marques

Em 1985, Paulo Sousa Marques licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa).

Do seu notável percurso profissional é possível destacar organizações de relevo, tais como Makro Self Service Wholesalers Ltd. (Member of the Booker Group), Intermarché ou Impala. Nestas desempenhou cargos de elevada responsabilidade. Foi, ainda, docente no ISCTE-IUL.

Atualmente é CEO/Partner no Shark Tank, Partner na Blue Catching e Director da Toys R Us.

Pedro Mateus

Pedro de Albuquerque Mateus terminou, em 2005, o Executive MBA no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

Organizações como CMR Sul, British Managed Care, Galilei Saúde SGPS SA, Brisith Hospital Lisbon XXI, Espiríto Santo Saúde abrilhantam o seu percurso profissional.

Atualmente, desempenha o cargo de administrador-executivo do Hospital Lusíadas Lisboa, das Unidades Lusíadas no Algarve e do grupo Lusíadas. Paralelamente é Partner na eggNEST.

Pedro Norton de Matos

Em 1977, Pedro Norton de Matos licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa).

Organizações como Unisys, ONI e MyChange estão nos primórdios do seu percurso profissional.

Desde 2006, tem desenvolvido/participado/organizado diversos projetos, incluindo os relacionados com a temática ambiental e sustentabilidade. Neste sentido, desempenhou funções na COMMIT e participou no GREENFEST. Paralelamente, é docente do Mestrado Internacional de Empreendedorismo da Universidade Católica Lisboa.

Vítor Santos

Vitor Santos graduou-se em Organização e Gestão de Empresas, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atualmente denominado por ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), em 1984.

Tem desenvolvido um percurso distinto na SOV, SA, sendo, atualmente, Administrador da mesma.

Carlos Gomes Nogueira
Maria da Conceição Carrapeta
Maria da Glória Morão Lopes