institucional

Manuela Veloso: "Somos todos atores do futuro"

14 de Fevereiro de 2022

Publicado por
Portal Iscte

“Nenhum de nos é espectador do futuro, somos todos atores do futuro”. Esta é a resposta que a investigadora Manuela Veloso tem para a questão de saber como vamos lidar com as questões éticas da Inteligência Artificial (AI).

Questionada por um estudante, durante uma concorrida conferência que proferiu no Grande Auditório do Iscte, esta especialista mundialmente reconhecida em AI, afirmou que “quem vai decidir sobre as questões éticas, ou de valores, da Inteligência Artificial vamos ser somos nós, os programadores, os que lidamos com Big Data, os que somos chamados a resolver problemas… Nenhum de nos é espectador do futuro, somos todos atores do futuro”.

Na interação com os estudantes com que encerrou a sua conferência, Manuela Veloso lembrou: “Vocês vão deixar de ser estudantes e vão estar no comando, vão ter responsabilidade. Vocês vão ser os líderes do futuro”.

A conferência de Manuela Veloso, inserida no programa alargado do FISTA, centrou-se no tema da visualização de informação e nas questões éticas da sua utilização. “O bom uso da IA depende de cada de um de nós”, insistiu.

Manuela Veloso é docente e investigadora da universidade Carnegie Mellon, nos EUA, estando atualmente a desenvolver projetos de IA e robótica no banco J. P. Morgan.

 ver mais detalhes

Últimas notícias