institucional

Iscte com três ministros no governo

Mariana Vieira da Silva, Helena Carreiras e Pedro Adão e Silva integram a equipa de ministros do novo governo constitucional.

24 de Março de 2022

Publicado por
Portal Iscte

Mariana Vieira da Silva, Helena Carreiras e Pedro Adão e Silva integram a equipa de ministros do novo governo constitucional.

Mariana Vieira da Silva irá ser a número 2 do novo Governo, assumindo a função de ministra da Presidência. Licenciada em Sociologia pelo Iscte e com a parte curricular do Doutoramento em Políticas Públicas concluída, encontra-se a desenvolver uma dissertação sobre políticas de saúde e de educação em Portugal. Fez parte da equipa organizadora do Fórum das Políticas Públicas, no Iscte, e foi membro do Conselho Consultivo do Programa Gulbenkian para Cultura e Ciência, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Helena Carreiras, professora, investigadora, e antiga diretora da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte, irá assumir os destinos da Defesa. Trata-se da primeira mulher com esta pasta governamental. Licenciada em sociologia pelo Iscte, desde julho de 2019​ diretora do Instituto de Defesa Nacional (IDN), será a terceira figura na hierarquia do executivo. Foi professora associada no Iscte nas áreas da sociologia, políticas públicas, segurança e defesa e metodologia da pesquisa social, tendo também sido investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES). Foi ainda subdiretora do CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (2015) e do IPPS – Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (2018/2019).

Por fim, Pedro Adão e Silva, que até ao momento conjugava a função de professor do Iscte com a de comissário executivo das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, irá ser o próximo Ministro da Cultura. Especializado em políticas públicas e políticas sociais, licenciado em Sociologia e doutorado em Ciências Sociais e Políticas, o professor Pedro Adão e Silva coordenou ainda os relatórios “Estado da Nação e as Políticas Públicas – menos reformas, melhores políticas” (2019) e “Estado da Nação e as Políticas Públicas – valorizar as políticas públicas” (2020), do IPPS.

O novo governo tomará posse no próximo dia 30 de março.

O Iscte felicita os agora designados e deseja os maiores sucessos no desempenho das suas funções.

 ver mais detalhes

Últimas notícias