institucional

AI_NOVATOR: autores do Mercator lançam obra sobre Inteligência Artificial, Sustentabilidade e Inovação no Marketing

6 de Novembro de 2024

Publicado por
Marta Caixeirinho

“A IA generativa é uma excelente guitarra, mas, tal como no fado, depende das unhas de quem a está a tocar”, Pedro Dionísio.

Pedro Dionísio e Vicente Rodrigues, professores catedráticos do Iscte, em coautoria com João Guerreiro, investigador e professor associado do Iscte, e os gestores Rogério Canhoto e Hugo Faria, lançam o livro AI_NOVATOR que foca o tema da Inteligência Artificial generativa aplicada ao Marketing.

O livro será lançado na conferência “AI_NOVATOR, O Marketing na era da Inteligência Artificial e da Sustentabilidade” no Grande Auditório do Iscte, a 6 de novembro, com início pelas 18h30. A conferência de lançamento contará com um debate com 4 CEOs: António Redondo, CEO da Navigator Company, Miguel Maya, CEO do Millennium bcp, Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro, e Paulo Oliveira, CEO da Bertrand/Círculo de Leitores sobre a IA e a Sustentabilidade  como motores da inovação. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição. O programa completo encontra-se disponível aqui.

“Para além de apresentar dezenas de boas práticas de ESG, o que o livro permite perceber é que a excelente qualidade da resposta dada pela IA generativa depende da precisão dos pedidos que lhes são feitos, da qualidade do contexto que é fornecido e, depois, da capacidade de quem conhece as matérias ir dialogando com a máquina e extraindo dela os melhores resultados”, afirma Pedro Dionísio. Segundo o docente, “só com know-how, sentido crítico e algum talento é que se podem ir aceitando ou recusando respostas e obtendo ajustes e melhoramentos aos resultados iniciais”.

O livro AI_NOVATOR, dos autores do Mercator – a bíblia do Marketing português – mostra como a Inteligência Artificial tem excelentes desempenhos no Marketing e na área comercial: permite fazer estudos de mercado em qualquer língua, preparar negociações, adaptar ou criar campanhas de comunicação adaptadas ao contexto local, podendo ser um grande aliado das pequenas e médias empresas. No final de cada um dos capítulos, os autores apresentam exemplos reais deste tipo de aplicação da IA e com um alto nível de qualidade: o livro demonstra qual é a excelente resposta dada pela IA aos bons briefings que lhes são fornecidos.

O lançamento do AI_NOVATOR inclui ainda o evento “AI Talks & Networking”, que acontecerá a 8 de novembro, das 21h à 01h. No Auditório do Iscte Executive Education, o programa contará com três talks, às quais se seguirá uma sessão de networking no lounge do restaurante i-Terrace, onde os participantes poderão interagir com os autores do livro e outros profissionais da área. Mais informações e inscrição aqui.