Investigação

ISCTE-IUL na Noite Europeia dos Investigadores

28 set. 2018

27 de Agosto de 2018

Publicado por
Portal Iscte

O ISCTE-IUL vai estar presente na Noite Europeia dos Investigadores, em Lisboa, com atividades desenvolvidas por cerca de 30 investigadores em diversas áreas científicas.

“Ciência na cidade” é o tema deste evento, que procura responder às principais preocupações das comunidades urbanas relacionadas com as alterações globais previstas para as próximas décadas, destacando a relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades do futuro e a preservação do património cultural como fator essencial à sustentabilidade.

As atividades a seguir discriminadas decorrem no MUHNAC - Museu Nacional de História Natural e da Ciência e no Jardim do Príncipe Real, entre as 18h00 e as 24h00.

“O que sabe sobre estudos internacionais? / What do you know about international studies?” | CEI-IUL
Descrição: Através de puzzles e quizzes: Quantos países conhece? O que é a corrupção? Qual o papel das mulheres na região do Médio Oriente? Irá mostrar-se como os estudos internacionais estão presentes de diversas formas na nossa sociedade.

“Música Folclórica Portuguesa: da tradição à reinvenção / Portuguese Folk Music: from tradition to reinvention” | UAVEIRO, UÉVORA e CEI-IUL

Descrição: Numa conversa informal que liga a música à investigação, contamos com a presença do investigador António Medeiros, do CEI-IUL, e do músico Vasco Ribeiro Casais, do projeto Omiri, para nos darem duas perspetivas diferentes da música folclórica portuguesa. O novo projeto de investigação EcoMusic, pretende criar uma plataforma científica desenvolvida com apoio dos cidadãos, sobre a música tradicional portuguesa. Associamos ainda uma pequena atuação do projeto musical Omiri, que reinventa a música tradicional portuguesa, juntando ritmos de folclore europeu e música eletrónica.

"Patrimónios informais: sons e cores na paisagem urbana / Informal heritage: sounds and colors in cityscape (com Improvisação musical / with musical improvisation) | CIES-IUL
Descrição: Cidades em mudança: processos participativos em Portugal e no Brasil (FCT/CAPES) é um projeto de intercâmbio luso-brasileiro que tem promovido o diálogo e a partilha de pontos de vista sobre as cidades do Rio de Janeiro e de Lisboa. Um coletivo de antropólogos, sociólogos e historiadores desenvolveram esta colaboração transatlântica ao longo de três anos (2016-18) contribuindo para o aprofundamento do conhecimento sobre a construção dos estudos urbanos em língua portuguesa. Venha ainda conhecer os Guias da Quinta do Mocho e os murais do bairro que se tornou uma das maiores galerias de arte urbana a céu aberto da Europa e crie o seu próprio mural! Poderá ainda assistir ao concerto do Combo Gerajazz, enquadrado no âmbito do projeto sociopedagógico da Orquestra Geração.

“À procura do açúcar nos alimentos processados / Searching for sugar in processed foods” | CIS-IUL 
Descrição: A atividade visa promover o conhecimento acerca do teor de açúcar de alimentos processados através da realização de diferentes jogos (e.g., correspondência entre alimentos e quantidade de açúcar).

“YOLO, um robô para a criatividade / YOLO, a robot for creativity” | CIS-IUL
Descrição:
 Esta atividade consiste numa demo interativa entre robôs e crianças. As crianças podem brincar com os robôs construindo histórias e utilizando-os como se fossem uma personagem das suas histórias, estimulando-se processos de criatividade coletiva.

“Invasões / Invasions” | CRIA-IUL

Descrição: A apresentação consiste numa performance, a partir do uso da fotografia enquanto discurso antropológico e decolonial. Pretendo colar em um suporte de plástico, polipropileno alveolar, uma fotografia de 2x3m, impressa em papel; a imagem trata-se de uma crítica à ideia de monumentos/patrimónios que celebram as “descobertas”. Junto com a colagem da fotografia vai haver uma instalação sonora que acompanha a performance. O trabalho a ser apresentado é fruto das minhas pesquisas realizadas no Laboratório Audiovisual do CRIA-IUL, no grupo Decolonial Arts Matters, coordenado pelo Professor Paulo Raposo.

À mesa com uma cultura diferente / At the table with a different culture” | CRIA-IUL e CEI-IUL

Descrição: A questão dos refugiados continua a ser um tema atual. Junte-se a nós nesta conversa, em que pretendemos trazer vários testemunhos, incluindo refugiados que são atualmente estudantes do ISCTE-IUL e em que damos a conhecer as especialidades da cozinha síria, através de um projeto gastronómico, criado por Ramia Abdulghani, uma refugiada Síria.

“PRÍNCIPE REALidade virtual / Virtual PRÍNCIPE REAL” | DINÂMIA’CET-IUL
Descrição:
 Príncipe Real 2.0 é uma experiência única em realidade aumentada, que convida todos os participantes a visitarem a Praça do Príncipe Real. Só precisas trazer o teu smartphone ou tablet, descarregar a APP BZ,(disponível na App Store e no Google Play).

“Ver património cultural através das tecnologias digitais / See cultural heritage hrough digital technologies” | ISTAR-IUL
Descrição:
 As tecnologias digitais podem desempenhar um papel fundamental na aquisição, tratamento e partilha de informação. Nesta atividade vamos mostrar soluções que, através do uso de Realidade Virtual e Realidade Aumentada permitem visualizar as cidades e o seu património arquitetónico através de diversos meios.

“Demonstração de sistema de controlo e inspeção de drones / Demonstration of control systems and inspection of drones” | IT-IUL
Descrição: Esta atividade visa mostrar o trabalho de investigação na área dos drones, nomeadamente ao nível dos sistemas de comando e controlo e equipamento de sensores para inspeções, com a utilização de câmaras térmicas, LIDAR e SONAR, entre outros.

“Fabrica o teu drone / Make your own drone” | IT-IUL
Descrição: Esta atividade visa mostrar que é possível fabricar o drone com a tua criatividade.

“Vem montar um drone / Come build a drone” | IT-IUL
Descrição: Nesta atividade propõe-se montar um drone percebendo os seus componentes e os conceitos fundamentais.

“Aspetos principais para construir um vídeojogo com realidade virtual (VR) / Main aspects of building a vídeo game with virtual reality” | IT-IUL
Descrição: Esta atividade visa explicar e mostrar os aspetos principais relacionados com a construção de um jogo em realidade virtual.

“Antenas multibanda e com lentes e suas aplicações / Multi-band antennas with lenses and their applications” | IT-IUL / UBI
Descrição: Os participantes poderão interagir com diversos tipos de antenas multi-banda, verificar as montagens associadas à recolha de energia eletromagnética com antenas vestíveis e experimentar o princípio de funcionamento de antenas em lente, por analogia com a propagação da luz de um LED.

O ISCTE-IUL faz parte do consórcio que organiza a NEI 2018-2019. Coordenado pela Universidade de Lisboa através do MUHNAC-ULisboa, conta ainda com a Escola de Ciências da Universidade do Minho, a  Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Évora para o desenvolvimento das atividades em Lisboa, Braga e Évora. A Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril é também parceira, contribuindo para a abordagem da preservação do património cultural, disseminando a Dieta Mediterrânica, assim como a Câmara Municipal de Lisboa que garante o envolvimento de diversos públicos e intervenientes da sociedade civil na cidade de Lisboa.

O programa detalhado da NEI 2018 pode ser consultado em https://noitedosinvestigadores.org/

 ver mais detalhes