institucional

Estudar sempre, investir no que se gosta, ter ambição

Conferência sobre a importância de estudar na abertura do Ano Letivo 2019/2020

27 de Setembro de 2019

Publicado por
Portal Iscte

Continuar o processo de aprendizagem (“o processo de aprendizagem deve ser contínuo, estagnar é começar a declinar”); seguir os interesses e gostos próprios (“devem fazer aquilo de que gostam, pois só assim se pode ser verdadeiramente bom naquilo que se faz”); e ser ambicioso (“se não tivermos ambição nos nossos objetivos, a única certeza é que nunca os alcançaremos”).

Estes foram os três conselhos deixados aos alunos do ISCTE por António Horta Osório, presidente da comissão executiva do Lloyds Bank, na conferência de abertura do Ano Letivo, que decorreu no Grande Auditório.

Horta Osório defendeu ainda que as universidades devem ter ofertas formativas adaptadas à realidade e que respondam aos desafios da sociedade, "através de parcerias com empresas, de modo a complementar teoria e prática”.

A intervenção de fundo do gestor versou sobre os desafios macro-económicos a nível nacional e internacional, bem como perspetivas económicas sobre Portugal.

Para o ministro Adjunto e da Economia, Siza Vieira, que também interveio na conferência, o facto de mais de metade dos jovens portugueses com 20 anos frequentar o ensino superior “é um progresso extraordinário e verdadeiramente significativo, fruto de apostas estruturais continuadas”.

Para Siza Vieira, a melhoria económica do país (como o aumento de exportações) está diretamente relacionada com as maiores qualificações dos portugueses, cada vez com um nível de formação mais elevado.

A Reitora do ISCTE, Maria de Lurdes Rodrigues, referiu a evolução e diversidade de cursos do ISCTE, salientando que a capacidade de inovar e receber no mesmo espaço uma pluralidade de áreas é uma das singularidades do ISCTE. “Na sua origem, há quase de cinquenta anos, este nome encerrava em si a referência às ciências do trabalho e da empresa, em que cabiam apenas duas áreas disciplinares: gestão e sociologia. Hoje coexistem no ISCTE mais de 70 cursos que constituem a formação de base dos milhares de profissionais e altos quadros que todos os anos aqui se formam”.

 

Abertura do Ano Letivo:

Sessão de boas vindas aos novos alunos

Nova licenciatura em Ciência de Dados é um passo inspirador

ISCTE preenche todas as vagas na 1ª fase de acesso ao Ensino Superior

 ver mais detalhes

Últimas notícias